• Ligue: ‪+55 (21) 99974-2387
  • contato@cardiologiadoesporte.com.br

Curso Intensivo de Cardiologia do Esporte

O IBGE estima que 45,9% da população adulta brasileira é sedentária. Isso significa que 54,1% de nossa população adulta pratica atividade física ou esportes regularmente. Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos indica que cada cardiologista atende pelo menos 5 praticantes de atividade física por semana. Apesar de não haver pesquisa semelhante no Brasil, sabemos que a demanda por médicos que entendam as nuances do atendimento de pacientes atletas ou praticantes de atividade física cresce exponencialmente em nosso país.

Este curso visa atender a esta demanda, discutindo de forma aprofundada a cardiologia do esporte. O curso é direcionado a cardiologistas, médicos do esporte e outros especialistas que desejam aprofundar seus conhecimentos a respeito do uso da atividade física no diagnóstico e tratamento de diversas doenças, bem como aqueles que atendam atletas e praticantes de atividade física em sua atividade clínica.

O curso tem duração de 11 meses, e conta com aulas semanais, online. A maioria das aulas é disponibilizada ao vivo, às 2as feiras de 20h às 22h. Após o lançamento de cada aula, seu conteúdo permanece disponível para que o aluno assista quantas vezes quiser, no horário que for mais conveniente, até um mês após o encerramento do curso.

Ao final do curso, os alunos deverão se capazes de atender atletas e praticantes de atividade física, à luz dos conhecimentos científicos vigentes em cardiologia do esporte. As principais competências a serem adquiridas ao completar o curso são:

• Solicitação e interpretação dos exames complementares necessários para o correto acompanhamento de atletas e praticantes de atividade física;
• Interpretação do eletrocardiograma do atleta, de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais;
• Uso racional do exercício físico no tratamento de cardiopatias;
• Posicionamento baseado em evidências para as principais controvérsias em cardiologia do esporte, incluindo a avaliação pré-participação e o manejo de arritmias em atletas;
• Implantação de um serviço de reabilitação cardíaca.

Dra. Renata Castro

A Dra. Renata Castro é especialista em clínica médica (RQE 27130), cardiologia (RQE 27131) e medicina esportiva (RQE 28280), com mestrado em cardiologia, doutorado em fisiopatologia clínica e pós-doutorado em cardiologia pela Universidade de Harvard. Professora universitária e pesquisadora em ciências do esporte, já publicou 50 artigos científicos, além de livros e capítulos. É palestrante de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. A Dra. Renata Castro tem mais de vinte anos de experiência no esporte competitivo, acompanhando atletas profissionais e amadores de diversas modalidades como natação, ciclismo, atletismo, triathlon, futebol, remo, vôlei de praia, beach tennis, kickboxing, MMA. Atuou como médica em competições nacionais e internacionais, incluindo campeonatos sul-americanos, panamericanos, UFC (Ultimate Fighting Championship), Olimpíadas de inverno e de verão. Além disso, foi atleta de Kickboxing (Campeã Estadual, Brasileira e Panamericana)


Receba nossas
Novidades:

Acompanhe também nosso blog!